quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Saudade, um sentimento necessário (Priscila Souza)

Segundo o dicionário a palavra saudadeé uma mistura dos sentimentos de perda, distância e amor, e pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria.
Segundo Clarice Lispector a saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Isadora Teider nos conforta ao dizer: Pensamos que a saudade foi feita para machucar, mas o tempo passa e percebemos que ela é a maneira mais certa de vermos o quando gostamos de alguém.

Já para Carlos Drummond de Andrade,também temos saudade do que não existiu, e dói bastante.

Mas o que realmente sabemos é aquilo que sentimos, pois se há saudades é porque os momentos que foram vividos foram tão bons, que pensamos com carinho, a ponto de fecharmos os olhos e sentimos que estamos revivendo aquela exata passagem de tempo.

A saudade é muitas vezes comparada com solidão,pois esse sentimento tão verdadeiro aparece no momento que estamos sozinhos,quando ouvimos aquela determinada música, quando sentimos aquele cheirinho gostoso que nos faz lembrar de nossa infância ou de uma pessoa que nos fez bem.

Sentir saudades do que passou não é ruim, o ruim é querer reviver-lo e saber que não há mais tempo, pois as pessoas mudam, os lugares evoluem e as coisas não ficam parada no tempo.

O grande lance da vida é que a lembrança permanece em nossos corações,pois a memória pode até falhar quando ficarmos mais velhos,mas nossos corações mesmo machucado , amassado e dolorido não esquece jamais dos momentos que passamos.

Priscila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário